Jul 15, 2014
Entrevista em homenagem ao Dia do Homem
Pós-graduado em Nutrição Clínica, Mestrando em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica pela UFPE/CAV, Rodrigo Luis é um exemplo de sucesso na nossa profissão: nutricionista. Apesar do campo de atuação ser dominado por mulheres, Rodrigo Luis está entre 3,5% dos homens que enfrentaram o desafio de ser nutricionista no Brasil. Confira nossa entrevista especial com ele em homenagem do Dia do Homem.
SINEPE - A área de Nutrição ainda tem mais mulheres que homens atuando. Você enfrentou dificuldades nesse sentido?
Rodrigo Luis - Nunca enfrentei dificuldades, ao contrário sempre fui privilegiado. Desde a graduação, sempre tive atenção especial e facilidade para me relacionar com minhas colegas de turma. Éramos eu e meu amigo Rogério Anderson, os únicos homens da turma, ou seja, sempre fomos tratados com muito carinho.
SINEPE - Como você decidiu ser nutricionista?
Rodrigo Luis - Inicialmente esse não era o meu sonho. Tentei vestibular pra odontologia outras vezes, mas esse realmente não era o meu futuro. Sempre tive muita afinidade por esportes e pensei também em fazer Educação Física, mas, no final, decidi fazer Nutrição, pois também sentia a necessidade de ajudar as pessoas, principalmente aquelas com sobrepeso e obesidade, então, finalmente, fiz a escolha certa.
SINEPE - Ainda há preconceito no setor para o nutricionista homem?
Rodrigo Luis - Acredito que não, na verdade, eu nunca percebi algum "preconceito" nesse sentido.
SINEPE - Qual momento de sua trajetória profissional você destacaria?
Rodrigo Luis - A Residência em Nutrição Clínica no Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE, foi um divisor de águas na minha vida profissional. Aqueles dois anos intensos me serviram para confirmar que eu estava no caminho certo e que aquela escolha era definitiva em minha vida.
SINEPE - Qual é a mensagem que você deixaria para os homens que atuam como nutricionistas?
Rodrigo Luis - Aproveitem a oportunidade de estar nessa profissão que dará a todos tantos frutos quanto forem plantados. Nunca deixem de estudar e aprimorar o seus conhecimentos, mostrem que o Nutricionista é capaz de fazer a diferença.