Jul 21, 2014
O nutricionista na área acadêmica - Entrevista com Luciana Orange
O nutricionista na área acadêmica
Entrevista com LUCIANA ORANGE.
Área de atuação: Docência.
Doutora em Nutrição, Luciana Orange é professora do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE) desde 2009, onde leciona disciplinas relativas à Nutrição Clínica nos cursos de Nutrição e Enfermagem. Também já atuou como professora na Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP), São Miguel e SENAC. Especialista em Nutrição Clínica, Luciana Orange já trabalhou em diversos hospitais como Memorial São José e Albert Sabin.
(SINEPE) - Você sempre quis atuar na área acadêmica? Como ingressou nesse universo?
Luciana - A área acadêmica sempre foi meu desejo desde a Graduação, quando iniciei a participação em Projetos de Iniciação Científica no Laboratório de Nutrição Normal e Dietética, sob a orientação da professora Francisca Bion. Posteriormente, logo após a minha formação, comecei a atuar como docente no SENAC- Recife nos Cursos Técnicos de Enfermagem, ministrando disciplinas de Nutrição e na área de Hotelaria. Em seguida , fiz o mestrado e Doutorado até chegar na UFPE.
(SINEPE) - Dá para conciliar a atividade acadêmica com a profissão de nutricionista e trabalhar em outro local?
Luciana - É possível sim e eu conciliei as duas atividades por 11 anos. Entretanto, atualmente só posso atuar na docência, devido ao meu regime de trabalho (dedicação exclusiva) na UFPE.
(SINEPE) - Você acredita que os nutricionistas devem se especializar mais ou os estudantes já estão buscando mais qualificação nos últimos anos?
Luciana - Os estudantes já sabem da necessidade de se especializarem cada vez mais, devido à concorrência do mercado do trabalho, mas percebo que alguns nutricionistas com mais tempos de carreira nem sempre percebem esta necessidade.
(SINEPE) - Como é sua rotina de trabalho?
Luciana - Atualmente tenho me dedicado a aulas no CAV- UFPE, ministrando aulas na área de Nutrição Clínica e dividindo meu tempo com outras atividades da docência, como pesquisa e orientações e participando de Projetos de Extensão junto à comunidade. Há um ano estou na coordenação do curso de Nutrição, realizando atividades de gestão também.
(SINEPE) - Que dicas você daria para quem quer se dedicar a esta área?
Luciana - O profissional que busca a área da docência deve, primeiramente, buscar especializar-se e buscar as titulações necessárias (mestrado e doutorado), bem como ter espírito dinâmico, pois a docência requer novidades e entusiasmo a cada dia.