Presidente da FEBRAN comanda último workshop 2014

Líder mundial no consumo de agrotóxicos segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Brasil ainda sofre com o alto teor dessas substâncias nocivas à saúde nos alimentos. O tema foi debatido no último workshop promovido pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco (SINEPE) em 2014, que contou com palestra de Ernane Rosas, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP) e também presidente da Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran).

De acordo com o nutricionista, a legislação brasileira já proíbe o uso indiscriminado de agrotóxicos nos alimentos, mas falta fiscalização. “Hoje, estamos consumindo alimentos com até 50% a mais de agrotóxicos. Um verdadeiro veneno para a saúde”, ressalta Ernane. Um dos principais riscos trazidos pelos agrotóxicos é que o acúmulo silencioso no organismo, podendo causar doenças e transtornos como câncer, infertilidade e distúrbios neurológicos e endócrinos. Entre os alimentos campeões de substâncias nocivas estão a alface, o pimentão, o morango, o pepino e a cenoura.