O papel do SINEPE para os nutricionistas

O papel do SINEPE para o nutricionista.

Entrevista com CLEZIA SILVERIO.

Área de atuação: Presidente do SINEPE.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Clezia Silverio possui MBA em Gestão Empresarial e mais de 30 anos de experiência na área de Nutrição. Trabalhou como nutricionista de produção e atuou como gerente regional responsável pelo preparo de 220 mil merendas por dia, além de mais 5 mil refeições distribuídas entre hospitais, restaurantes populares e presídios. Atualmente, se dedica à atividade de consultoria e é presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco (SINEPE).

(SINEPE) – Como você ingressou na área sindical? Conte-nos um pouco da sua trajetória no SINEPE.

Clezia - Desde de muito cedo, entendi que o caminho para o fortalecimento de uma classe e o consequente respeito da sociedade vem através da união de todos em busca de um ideal. Sempre tive vontade de trabalhar em prol da minha profissão. Uma forma de realizar este sonho seria me integrar ao movimento sindical. Assim, iniciei minha trajetória no SINEPE, assumindo cargos como Conselheira Fiscal e Diretora de Formação e Política Sindical e, na última eleição, assumi a Presidência.

(SINEPE) – Quais são os seus maiores desafios hoje como presidente do SINEPE?

Clezia - Fazer com que os profissionais entendam que o sindicato é o caminho seguro para fortalecer qualquer categoria e, desta forma, conseguir benefícios para todos. É preciso que os profissionais compreendam que o sucesso tem que ser da categoria como um todo e não de alguns segmentos apenas.

(SINEPE) – Qual a importância do nutricionista conhecer as rotinas sindicais?

Clezia - É através do trabalho do sindicato que o profissional tem várias conquistas, entre elas podemos citar o piso salarial, uma referência para o nutricionista negociar seu salário. Sem um sindicato para defender a classe, o profissional fica desprotegido e as empresas livres para praticarem os salários mais convenientes para elas.

(SINEPE) - O que o SINEPE precisa para ser mais forte?

Clezia - Aumentar o número de sócios sem eles fica difícil se fortalecer.

(SINEPE) – Quais são as principais conquistas do SINEPE nesse mandato?

Clezia - Tivemos várias, porém podemos destacar a Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014, para coletividade enferma na qual obtivemos reajustes de 7% a 15,5%, contra um Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,69%. Realmente uma grande conquista.

(SINEPE) – Como é sua rotina no SINEPE?

Clezia - É uma rotina pesada. São várias reuniões, quase que diariamente. Sem contar que os profissionais nos consultam a todo momento. Mas, é uma causa que abraço de coração. Como profissional e cidadã sei da necessidade de se manter um sindicato atuante e é por esse motivo que me dedico a essa luta.

(SINEPE) – Como é ter uma jornada dupla de trabalho? Dá para conciliar?

Clezia - É uma difícil missão administrar minha vida profissional juntamente com as atividades sindicais. O trabalho desenvolvido no SINEPE é voluntário e requer muita dedicação, pois são inúmeros compromissos e muitas responsabilidades envolvidas. Por outro lado, como todos, preciso trabalhar para tocar minha vida. Com muita prudência e disciplina consigo conciliar as duas atividades.

(SINEPE) – Quais são os planos do SINEPE para o futuro a curto e longo prazo?

Clezia - Elaboramos um planejamento de trabalho, elegendo as prioridades. A nossa primeira necessidade foi criar o setor de comunicação para que o SINEPE adquirisse uma identidade e pudéssemos estreitar o relacionamento com os profissionais e os diversos órgãos. Outra ação de grande relevância foi levar o sindicato às Faculdades e Universidades através do projeto “SINEPE nas Universidades”, que contribui para que o futuro profissional já vá para o mercado de trabalho conhecendo o sindicato, um órgão que o acompanhará por toda sua vida laboral. Agora, queremos fortalecer o SINEPE através do aumento do número de sócios e já estamos dando andamento a mais esta demanda com sucesso.