O nutricionista na área acadêmica - Entrevista

O nutricionista na área acadêmica

Entrevista com LUCIANA ORANGE.

Área de atuação: Docência.

 

Doutora em Nutrição, Luciana Orange é professora do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE) desde 2009, onde leciona disciplinas relativas à Nutrição Clínica nos cursos de Nutrição e Enfermagem. Também já atuou como professora na Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP), São Miguel e SENAC. Especialista em Nutrição Clínica, Luciana Orange já trabalhou em diversos hospitais como Memorial São José e Albert Sabin.

 

(SINEPE) - Você sempre quis atuar na área acadêmica? Como ingressou nesse universo?

 

Luciana - A área acadêmica sempre foi meu desejo desde a Graduação, quando iniciei a participação em Projetos de Iniciação Científica no Laboratório de Nutrição Normal e Dietética, sob a orientação da professora Francisca Bion. Posteriormente, logo após a minha formação, comecei a atuar como docente no SENAC- Recife nos Cursos Técnicos de Enfermagem, ministrando disciplinas de Nutrição e na área de Hotelaria. Em seguida , fiz o mestrado e Doutorado até chegar na UFPE.

 

(SINEPE) - Dá para conciliar a atividade acadêmica com a profissão de nutricionista e trabalhar em outro local?

 

Luciana - É possível sim e eu conciliei as duas atividades por 11 anos. Entretanto, atualmente só posso atuar na docência, devido ao meu regime de trabalho (dedicação exclusiva) na UFPE. 

 

(SINEPE) - Você acredita que os nutricionistas devem se especializar mais ou os estudantes já estão buscando mais qualificação nos últimos anos?

 

Luciana - Os estudantes já sabem da necessidade de se especializarem cada vez mais, devido à concorrência do mercado do trabalho, mas percebo que alguns nutricionistas com mais tempos de carreira nem sempre percebem esta necessidade.

 

(SINEPE) - Como é sua rotina de trabalho?

 

Luciana - Atualmente tenho me dedicado a aulas no CAV- UFPE, ministrando aulas na área de Nutrição Clínica e dividindo meu tempo  com outras atividades da docência, como pesquisa e orientações e participando de Projetos de Extensão junto à comunidade. Há um ano estou na coordenação do curso de Nutrição, realizando atividades de gestão também.

 

(SINEPE) - Que dicas você daria para quem quer se dedicar a esta área?

 

Luciana - O profissional que busca a área da docência deve, primeiramente, buscar especializar-se e buscar as titulações necessárias (mestrado e doutorado), bem como ter espírito dinâmico, pois a docência requer novidades e entusiasmo a cada dia. 

 

Entrevista com Luciana Orange
Entrevista com Luciana Orange

SINEPE - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco

SINEPE
 

​O SINEPE, entidade de classe fundada em 04/03/1986, tem como objetivo principal a prestação de serviços voltada ao profissional nutricionista, através da representação, informação e orientação.
 

Contato
 

​Rua Djalma Farias, nº 365, sala 205 

Torreão - Recife / Pernambuco.
 

  • Facebook Clean

3241.7047

© 2013 - 2014 SINEPE - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco. Desenvolvido por