Nutrição Clínica - Entrevista com Janine Maciel

A arte de cuidar do outro.

Entrevista com JANINE MACIEL.

Área de atuação: Nutrição Clínica.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, Janine Maciel é Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Nutrição em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, estado nutricional, pediatria, desnutrição e nutrição. Atualmente é coordenadora de nutrição infantil do IMIP.

(SINEPE) – Quando se deve buscar a orientação de um nutricionista clínico?

Janine - Geralmente pacientes com algum tipo de patologia que necessitem de tratamento dietoterápico específico ou aqueles que, apesar de saudáveis, objetivam manter a saúde através da adoção de hábitos alimentares adequados.

(SINEPE) – Hoje qual é o público que você mais atende?

Janine - Desde os primeiros anos de formada que minha vida profissional foi voltada para o atendimento ao público materno infantil. Na realidade, já na graduação, esta era uma área que me despertava interesse. Inicialmente, prestei assistência em nutrição clínica a crianças e adolescentes portadores de câncer hospitalizados e a crianças e gestantes em ambulatório de nutrição materno infantil. Atualmente, sou coordenadora de nutrição materno infantil de hospital de referência em Pernambuco.

(SINEPE) – Como é sua rotina de trabalho?

Janine - Devido ao cargo que exerço, voltado mais para gestão, as principais ações nas quais estou envolvida consistem em planejar, organizar, supervisionar e avaliar as atividades de assistência nutricional aos pacientes internados ou atendidos ambulatorialmente. Neste sentido, desenvolvo atividades de gestão de recursos humanos relacionadas à nutrição bem como colaboro na formação de profissionais na área da saúde, orientando estágios e participando do Programa de Residência em Nutrição Clínica.

Além disso, colaboro na criação de manuais e protocolos, e na implantação de normas e rotinas relativos à assistência nutricional ambulatorial e hospitalar. Participo ainda de equipes multidisciplinares tais como na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), contribuindo para assistência integral ao paciente hospitalizado sob suporte nutricional. Também sou doutoranda da UFPE, onde desenvolvo estudos e pesquisas relacionados à área de nutrição clínica e incentivo estagiários, residentes e nutricionistas a realizarem tais atividades.

(SINEPE) – Que características o nutricionista que deseja atuar na área deve ter, já que ele também lidará com pacientes com doenças graves e problemas de autoestima?

Janine - Na minha opinião, uma das principais características necessárias na área de nutrição clínica é a capacidade de escutar o paciente e aprender diariamente a atendê-lo de maneira humanizada, pois a assistência nutricional adequada vai muito além do domínio do conteúdo teórico e prático.

(SINEPE) – Qual é a mensagem que você deixa para quem quer ingressar nesse segmento?

Janine - É importante saber que, ao escolher a área de interesse na qual iremos nos especializar, gostar verdadeiramente do que se faz é o primeiro passo. Na área de nutrição clínica é preciso gostar principalmente da arte do cuidar do outro.

SINEPE - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco

SINEPE

​O SINEPE, entidade de classe fundada em 04/03/1986, tem como objetivo principal a prestação de serviços voltada ao profissional nutricionista, através da representação, informação e orientação.

​Rua Djalma Farias, nº 365, sala 205

Torreão - Recife / Pernambuco.

• Facebook Clean

© 2013 - 2014 SINEPE - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Pernambuco. Desenvolvido por