Dicas para o Carnaval

Para brincar o Carnaval com muita energia é preciso ter cuidado redobrado com a alimentação antes, durante e após a folia. Para quem vai enfrentar horas de brincadeira ao ar livre, em locais como Olinda e Recife Antigo ou encarar os blocos de rua como o Galo da Madrugada, a nutricionista Catarina Lima alerta que é preciso manter uma alimentação leve já nos dias anteriores. “Prefira os carboidratos integrais e proteínas como peixe, frango e carnes magras. Também é importante ingerir bastante água, água de coco e suco de frutas. Verduras, legumes e frutas estão liberados”, afirma.

Durante a festa é importante se hidratar com muito líquido e não passar muito tempo sem se alimentar. “O ideal é comer a cada 3 horas, em pequenas porções. Barrinhas de cereais, frutas secas e oleaginosas são as mais indicadas entre as principais refeições”, aponta Catarina Lima.

Outra dica fundamental é observar a higiene dos locais onde se vai consumir alimentos e bebidas.De acordo com a nutricionista, a bebiba alcoólica deve ser evitada, mas para quem não descarta ao menos uma dose, o ideal é intercalar com água e suco de frutas.Para recuperar o pique para o dia seguinte, Catarina Lima dá uma receita especial: “Quando acordar, o folião pode tomar um suco com couve, abacaxi, gengibre (um pedacinho) e água de coco. Com certeza se sentirá revigorado”.